Artigos dos alunos de engenharia

O tema proposto para elaboração dos artigos é "o poder do Estado, da Mídia e Educação, como exercicio de aprendizagem da sociologia e direito. O resultado é a diversidade de visões muito interessantes.

____________________________________________


O poder da Educação, do Estado e da Mídia para transformar uma sociedade.
Jenner Ribeiro,
Aluno do 9º Semestre de Engenharia Mecânica da Unifacs.
20/04/2010
Somos uma sociedade burra. Sim, partindo do pressuposto de que os representantes políticos da nossa sociedade são burros e toda sociedade tem o governo que merece então, sim, somos burros.
Poucos neste país parecem pensar na educação como o principal impulsionador de desenvolvimento de um país. Com todo o território que temos disponível e todos os recursos naturais que possuímos, se tivéssemos uma educação de qualidade que chegasse a todos, hoje nós seríamos uma potência mundial. Haveria muito mais médicos, engenheiros, advogados, economistas, técnicos industriais e todo o tipo de profissional que desenvolve e civiliza um país.
Para se ter uma idéia, o número ideal de engenheiros para um país em desenvolvimento deveria ser de 25 para cada 100 mil habitantes, sendo que na China e na Coréia existem 25, a Rússia e a Índia apresentam 22.
O Brasil possui 6.
Com um maior número de pessoas capacitadas, geraríamos mais oportunidades de trabalho, criaríamos mais empresas e teríamos mais capacidade de competir com as empresas estrangeiras. Desenvolveríamos produtos acabados com alto valor agregado, teríamos uma medicina mais avançada, nossa Justiça seria mais funcional, enfim, tudo o que uma sociedade precisa, consegue-se com educação.
Os nossos representantes políticos precisam entender que a educação promove o crescimento de uma sociedade e colocá-la numa posição prioritária de investimento. E quando falo crescimento, não é apenas o econômico, mas todas as formas de desenvolvimento que a educação permite.
Enfim, a educação desenvolve o ser humano, temos que educar para crescer.
Se não fosse o bastante, a má educação no país, possuímos uma mídia manipuladora, onde nenhuma informação é 100% confiável. Várias pessoas já tiveram a experiência de participar de alguma situação a qual posteriormente, por algum motivo, foi veiculada na mídia, porém, de uma forma bastante distorcida da realidade.
O poder que a mídia tem de informar e instruir a população é fantástico. Todos recebem uma quantidade absurda de informação diariamente, mas a mídia, de uma forma geral, não tem como objetivo a instrução da população. Ela aliena os indivíduos, tentando alcançar maiores índices de audiência e popularidade, e veicula um mundo fantasioso e, num fenômeno quase que hipnótico, fazendo as pessoas acreditarem que tudo funciona daquele modo, e muitas pessoas vivem dessa forma, numa realidade à parte, achando que conhecem o mundo a partir, por exemplo, do seu controle remoto.
Além disso, o governo muitas vezes se utiliza da sua influência para passar mensagens que o interessa, ou fazer censura, “abafar” situações as quais não são do seu interesse que a população tenha conhecimento.
O estado, a partir das concessões públicas à mídia, poderia determinar em lei que toda emissora de televisão, jornal impresso e toda a forma de mídia, tenha como obrigação, utilizar uma determinada parcela do seu veículo de comunicação para transmitir informações educativas à população consumidora. Tanto para instruir quanto para estimular a busca pela educação.
Enfim, assim que a nossa sociedade perceber que a educação move o mundo e que a mídia pode ter um papel fundamental nessa mudança, nós conseguiremos modificar a nossa estrutura política e viver num país decente, não digo um país super desenvolvido economicamente, a maior potência do mundo, com as maiores empresas, mas sim um país onde todos, sem exceção, possam viver em condições dignas e onde todos os direitos “garantidos” na Constituição sejam, de fato, concebidos a todo cidadão.
__________________________________

TEMA: "O poder do estado, da mídia e da educação"

Napoleão Neto

9º semestre de Engenharia Mecânica


Distorção de Poderes



No mundo moderno, existem três principais poderes que influenciam na tomada de decisões de uma pessoa – o poder da mídia, o poder da educação e poder do Estado.

A mídia influencia direta ou indiretamente nossas mentes e comportamentos durante o cotidiano. Quando se vai ao shopping, todos procuram sempre querem comprar aquelas roupas que aparecem nas novelas. Nós também muitas vezes dedicamos nosso tempo e energia para se qualificar profissionalmente e entrar nas maiores empresas e mais conhecidas que dominam o mercado. Isso mostra que tentamos sempre buscar os valores apresentados pela mídia para não sairmos do “padrão de aceitação”.

Já o poder da educação oferece uma bagagem de informações e discernimento para a aplicação do conhecimento adquirido. A importância disso e de não ficar a mercê de opiniões alheias e nem tentar seguir caminhos que não identificam a pessoa como cidadão. A pessoa com educação tem plena consciência de seu papel na sociedade, de seus limites e de como agir dentro destes limites.

O poder do Estado rege os ideais em uniformidade da vontade humana vivendo em sociedade. O Estado existe para determinar e manter a harmonia de convivência entre pessoas, e garante direito e deveres de todos.

Atualmente no cenário nacional, estes três poderes distorcem o suposto equilíbrio de viver em sociedade. O Estado usa a mídia para estabelecer alicerces rígidos para evitar a degradação da estrutura que os próprios políticos construíram. Nessa estrutura, se estabeleceu uma briga interna entre partidos, e estes só mostram serviço em épocas de eleição, e o resto do tempo disputando quem merece uma vaga na política, ou melhor, na corrupção. Além disso, quem sofre é a população que de ter seus direitos como saúde, segurança, alimento, moradia e educação, assim se estabelecendo no país um regime de alienação.


Veja também um texto sobre a educação:

http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/1819076-poder-da-educação
___________________________________

Engenharia Mecânica
Felipe Andrade

Poder da Educação, da Mídia e do Estado

O estado tem como obrigação governar a sua população e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais sem ultrapassar seus limites. Para que esse poder não seja excedido ou usado de má fé, foram criados dois métodos para limitar esse poder, que é a legalidade (todo poder estatal deverá atuar sempre de conformidade com as regras jurídicas vigentes) e a legitimidade do exercício do Poder (a qualidade de ser conforme a Justiça). Mas essa limitação tem que ser bem feita, pois é com esse poder que o estado consegue integrar e agrupar a sociedade para que ocorra uma boa convivência entre os membros dos grupos sociais. Esse poder compõe de um conjunto de regras que compõe o direito comum a todos eles. Ou seja, o poder do estado tem como principal objetivo permitir através de regras, a sobrevivência das pessoas em grupos "sociedade". Porem muitas dessas regras não são devidamente implementadas na sociedade, ficam só no papel, que é o grande problema da justiça Brasileira.
Já o poder da educação, é bem mais complicado de se falar, pois é difícil de medir ou determinar já que o processo de construção do conhecimento depende de muitos fatores, entre eles estão os valores familiares, a cultura, os hábitos, a religião e etc. Porem essa educação deveria ser aplicado de tal forma que todos tivessem acesso, e é responsabilidade do estado repassar para toda a sociedade, o que não acontece direito no Brasil. Pois a educação de qualidade que todos deveriam ter, dificilmente tem, na verdade só as classes superiores, conseguem pagar por ela. E o que seria de direitos de todos, se torna um opcional para alguns.
O poder da mídia, apesar de não ser bem jurídico é muito grande, pois o meio de comunicação influencia em vários aspectos na sociedade como um todo, no comportamento, no meio profissional e ate mesmo no comercial, tendo um grande poder de persuasão e de influenciar nas decisões das pessoas. Novelas ditam modas, notícias causam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade nos diz qual é o melhor produto a ser consumido, ou seja, nosso modo de pensar é fortemente influenciado pela mídia, e é com esse artifício que cada dia mais a mídia ganha poder para agir na sociedade. Essa técnica que a mídia usa em algumas situações pode se tornar extremamente perigosa, pois eles conseguem ocultar alguns fatos ou fatores que podem tornar a noticia enganosa. Sendo assim a mídia pode tornar uma noticia ruim em boa ou vice versa, dependendo dos seus interesses.

_________________________________

O poder do estado, da mídia e da educação

Rafael Almeida Martins
Estudante de Engenharia Mecânica, 9º semestre – 20/04/2010

Está escrito na constituição brasileira que o estado tem o dever de fornecer condições básicas de saúde, educação, moradia, lazer, alimentação e emprego. Porém, muitas vezes, essas condições básicas não são fornecidas, causando revolta na população.
Os chefes de estado são representantes escolhidos pela população através do voto para gerenciar e organizar o estado. Ao serem escolhidos, os chefes de estado devem atender as necessidades da população, principalmente fornecendo uma educação de qualidade; porém o sistema de educação pública brasileira é extremamente precário, uma vez que possui escolas com condições ruins e remuneram mal os professores. Para “manter os olhos da população fechados” para os problemas do governo, o mesmo cria pequenos programas como bolsa família e bolsa escola que pagam pouco as pessoas como uma forma de manipular as pessoas, fazendo-as esquecer um pouco dos problemas do governo, principalmente a educação. Este fato acaba provocando uma alienação na população, que acredita em falsas promessas dos políticos manipuladores, e não reivindicam seus direitos, melhores escolas e condições, principalmente da educação.
A falta de investimentos do governo, principalmente na educação, não é por acaso. É fato que uma população bem instruída tem um maior poder e melhores condições de exigir seus direitos. A lógica dos governantes é: “quanto menos instruída a população, menos problemas o governo vai ter”. Esta lógica justifica o poder da educação. Basta observar países como o Japão (que tem como prioridade a educação) para perceber que o primeiro problema a ser resolvido no Brasil não é a violência, a falta de empregos e nem saúde, e sim a educação.
Paralelo aos políticos corruptos e a falta de investimentos na educação brasileira, temos uma mídia com um alto poder de manipulação em massa. Aproveitando-se da “ignorância” do povo, a mídia consegue manipular facilmente a população através dos telejornais, jornais impressos, telenovelas, etc. A lógica é simples: se alguma emissora de televisão tiver alguma ligação com algum partido político da oposição, mesmo que esse político que esteja no poder desempenhe um bom governo, a população será manipulada para ficar contra o governo e vice-versa. Essa manipulação é tão sutil e inteligente que não precisa a mídia falar diretamente que tal partido não presta ou que fez isso ou aquilo de errado. Toda essa manipulação só é possível por conta da alienação da população. Por outro lado, a mídia pode usar este mesmo “poder” para fazer a população acordar para os absurdos praticados pelo governo.
Diante das idéias apresentadas, fica mais do que evidente que o único caminho para melhorar as condições de vida da população e até para o crescimento da nação, é a educação. Com educação de qualidade, será muito mais difícil a população “fechar os olhos” para os absurdos do governo e ser manipulada pela mídia.
_________________________________________

Poder do Estado, Poder da Mídia e o Poder da Educação, verdade ou ficção?
Leonardo Andrade
Resumo:
Acredita-se que há três grandes poderes que controlam o mundo que seriam o poder do Estado, da Mídia e o da Educação. Estas três vertentes são as que movem a sociedade capitalista globalizada.
Palavras-chave: Mídia, Estado, e Educação
Abstract:
There is a belief that there are three great powers that control the world, in which it would be the Power of the State, the Media, and Education. These three points of the triangle it’s what moves the nowadays globalized and capitalized world.
Keywords: Media, State, and Education
Introdução:
O ser humano ao desenvolver a capacidade de raciocinar se tornou capaz de expressar suas idéias, vontades e desejos. Muitos dizem que são imparciais e que não são influenciados por outros, ou seja, que eles têm opinião própria e formada. Mas será que isto é verdade?
No mundo onde informação é o poder aqueles que detêm o conhecimento e o passam adiante, será que são arbitrários? Será que a crença que o ser humano tem de que ele é dono de sua própria opinião é verdadeira ou mentira? As pessoas se comunicam para poder compartilhar conhecimentos e informações, além de interagir, já que o ser humano é um animal racional social. Algumas pessoas dizem que são donas de suas próprias vidas, mas será que isto é verdade?
O Poder do Estado:
O Estado toma decisões que influenciam a todos os que vivem nele todos os dias. Decisões como projetos de leis, como se deve gastar o orçamento da união que é o dinheiro de cargos tributários tanto das pessoas físicas como jurídicas, além de controlar as forças armadas e decidir as relações com outros países. As pessoas que trabalham para o Estado exercem grande responsabilidade e influenciam, entretanto será que eles servem a nação de maneira íintegra? Todos os dias são noticiados histórias de corrupção. Entretanto as pessoas responsáveis por exercer poder acabam não arcando com as conseqüências de seus atos. O Brasil é o único país que não têm um mandato para a prisão de Paulo Maluf e seu filho, Flavio Maluf, que são acusados por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção e crime contra o sistema financeiro (evasão fiscal). Enquanto a Interpol e outros 181 países estão em busca destes criminosos fiscais o Brasil os defende. O presidente desta grande nação Luiz Inácio Lula da Silva ainda defende o político corrupto falando para os países não interferirem com a decisão da soberania brasileira sobre o caso dos Maluf. Entretanto ao ser indiciados e provados culpados em tantos países, no próprio país que ele traiu, por exercer um cargo de confiança, além de trair a confiança do povo eles vivem em liberdade usufruindo todas as mordomias adquiridas pelo suor de tantos brasileiros. Afinal eles trabalharam tanto para desviar 200 milhões que foram desviados para a Ilha de Jersey um paraíso fiscal que fica no Canal da Mancha, entretanto as contas de Paulo Maluf e familiares foram bloqueadas. Entretanto há indícios na justiça que ele movimentou mais de 446 milhões em suas contas no exterior. Este caso são o cotidiano do povo brasileiro que todo dia vê notícias de corrupção nos jornais tais como o do presidente do senado Sarney, o governador do distrito federal Arruda e o episódio do mensalão. O que poderia ajudar no futuro do país seria o poder da educação, mas este foi esquecido. O Estado não tem interesse de investir em educação se eles o fizerem, perderão o poder que conquistaram e isto não é do interesse dos corruptos.
O Poder da Mídia:
A mídia exerce grande influencia sobre a maneira em que as pessoas pensam. Quanta vez não se viu um filme que comove a pessoa a lágrimas? A mídia tem o poder de influenciar decisões do povo afinal ele é o maior veículo de informação que existe no país onde têm muita gente analfabeta. A mídia mostra todos os dias acusações de corrupções nos jornais, entretanto eles poderiam não deixar cair o foco como foi o caso do Mensalão que após o carnaval ninguém mais se lembrava do episódio trágico da política brasileira. A Mídia poderia noticiar informando que existem 167 deputados de 513 indiciados na câmara dos deputados enquanto de 81 senadores 30 têm pendência na justiça. Se a mídia repercutisse estes fatos eles poderiam ajudar as pessoas na hora de votar em uma pessoa, entretanto isto não ocorre no dia a dia da sociedade corrupta brasileira.
A mídia têm o poder comover o povo como, a notícia do caso Alexandra Nardoni e Anna Carolina Jatobá que mataram Isabella Nardoni uma criança de 5 anos de idade, isto ajudou a o povo se mobilizar e pedir por justiça e deve ter influenciado muito no julgamento do caso. Pode-se ver o poder que a Mídia tem sobre a sociedade é imenso. O maior problema é a maneira que a mídia às vezes não exerce sua função de noticiar de maneira arbitrária. As vezes o acontecimento noticiado não é neutro, os veículos de informação tomam um lado da causa que faz com que as pessoas sejam facilmente influenciadas. Um exemplo fiel disto é o ataque às Torres Gêmeas e o Pentágono que o Estados Unidos sofreu, isto serviu como desculpa para criar uma guerra sem sentido contra o “terrorismo”. Neste caso a mídia serviu como fonte de lavagem cerebral que serviu aos interesses do Estado e isto não é o verdadeiro dever da Mídia. A Mídia tem que ser imparcial e ajudar a criar pensadores e não pessoas sem a capacidade de raciocinar por si própria. O Poder da Educação:
Este é o maior dos poderes. A educação te ajuda a desenvolver raciocínio lógico além de interpretação crítica dos acontecimentos que fazem com que a pessoa questione aquilo que é passado para ela fazendo com que ela pense por si própria e não sobre influencia de outros. A educação é o maior poder que o ser humano pode ter. Num mundo globalizado, onde conhecimento é poder quanto maior é a educação e capacitação da pessoa melhor é sua oportunidade de crescer em meio à sociedade.
Um grande exemplo que a educação é uma fonte de poder é a Korea do Sul que era um país pouco desenvolvido após a Guerra Fria, entretanto investiu forte em educação e hoje têm uma das melhores economias do mundo alem de ser país sede de várias empresas multinacionais, como Samsung, LG, Hyundai, Kia, Asia Motors entre outras. Esta é a maior prova que se investir em educação o país pode se desenvolver melhor. Pois com educação as pessoas não serão facilmente manipuladas fazendo com que ela saiba votar corretamente nas pessoas que podem decidir o futuro do país. Além de ajudar no desenvolvimento do país na área de pesquisas e desenvolvimento tecnológico, ou na área da saúde ou nos aspectos sociais que tem muito a melhorar. Entretanto este não é o foco do nosso país corrupto. O povo brasileiro tem que buscar informação para poder mudar o destino do país, pois do jeito que está não há perspectiva de futuro, portanto já passou da hora de buscar pelo seu direito a um país melhor.

Bibliografia:
Almanaque Abril 1986. 12ª edição. São Paulo, Abril, 1986.
Almanaque Abril 2003. Vol. I. 29ª edição. São Paulo, Abril, 2003.
Revista Istoé Nº2010 Ano 31.

http://www.tipografiavirtual.blog.br/post.asp?cm=173

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Maluf
_____________________________________

Educação e Cidadania
Marcelo Barbosa Leite
Engenharia Mecânica
A educação é um direito constitucional de todos, mas atualmente o ensino público está sucateado; professores mal pagos e estrutura decadente. Não é por menos que os alunos se desinteressaram pelo estudo, salvo raras exceções. O estado se omite e não fornece ensino de qualidade, formando na sua maioria péssimos estudantes. De acordo com a universalidade do poder, situado do artigo 1º da constituição federal, parágrafo único “O poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes” e com a finalidade de se manterem no poder, os representantes não investem em uma educação de qualidade, e assim, conseguem manter a grande massa da população ignorante, a imobilizando.
O poder da mídia é de formar opiniões direcionando a notícia para sentidos que venham favorecer interesses de algum grupo ou para estereotipar pessoas ou suas classes sociais. A mídia tenta aparentar imparcial e democrática, mas apenas com a forma de noticiar já mostra o direcionamento que ela quer passar. Não apenas em noticiários, mas também em novelas. Com seus personagens, podem modificar a opinião pública, com sutileza o bastante para a maioria das pessoas não perceber e com força suficiente para fazer pessoas odiarem os atores que as interpretam. Atualmente existem outros meios de comunicação, como a Internet. Nela existe a possibilidade de se procurar a mesma notícia em vários sítios diferentes e assim a influência tendenciosa da mídia em suas notícias é diminuída. A partir da liberdade de expressões cada vez mais troca-se informações e assim é formado um meio alternativo de comunicação, muitas vezes sem influências.
O poder do Estado vem do povo e é limitado pelo artigo 60 da constituição federal, chamada de “Cláusulas Pétreas”. O artigo 60 protege a constituição e o parágrafo 4º protege-o de modo que um representante não pode mudar a forma do Estado Federativo de ser. Os representantes representam o poder do povo e deveriam zelar pelo gasto otimizado do dinheiro público. Mas para isso, é necessário uma manifestação popular e o poder na mídia deveria enfatizar mais para aumentar mobilizações.
Estes representantes não se interessam em investir em educação, pois o controle é mais facilitado quando a grande massa é alienada politicamente. A mídia (televisão) também cumpre esse papel alienante, fazendo com que a sociedade fique hipnotizada, assistindo programas que não acrescentam e nem agregam valor. Por isso, a mídia deveria ser educativa, mas não entediante. Então, a educação com qualidade leva as pessoas a questionar sobre sua existência, sua condição social e seu futuro.

PODER DO ESTADO, MÍDIA E EDUCAÇÃO.

Isaac Duarte & Schirlei Poliana Cruz
_____________________________________________________________________________
Resumo
O poder do estado por definição é o poder que preside, integra e harmoniza todos os grupos sociais, possibilitando a convivência entre os membros dos grupos socais, mediante um conjunto de regras que compõe o direito comum a todos. Mas a pergunta é até onde vai o poder do estado? Nós vivemos em um país que se designa democrático, porém as pessoas que estão no poder têm o controle dos principais veículos de informação. Com isso há a manipulação de tudo que é noticiado passando uma imagem sempre positiva da (para a) sociedade. Isso pode chegar a conclusão de mídia tem uma função de controle social. Qual a função da educação? A educação tem um papel fundamental. Pois um individuo com maior nível educacional possui maior caráter de critica na sociedade.
Palavras-chave: poder do estado, controle social, mídia, educação.
_____________________________________________________________________________
Na atualidade, a mídia possui profundas ligações com interesses políticos e econômicos, especialmente no Brasil. A utilização dos meios de comunicação para a formação da opinião pública não é uma prática recente. Bem pelo contrário, desde a institucionalização da imprensa moderna no século XVII, os seus proprietários perceberam que esta poderia ter um importante papel social como formadora de opinião pública.

Tal conjunto de meios tem a função de transmitir conhecimento, informação, entretenimento, opinião tendência faz com que os meios de comunicação sejam não apenas transmissores de mensagens, mas também fomentadores de crenças, culturas e valores destinados a sustentar os interesses econômicos e políticos que representam. A mídia possui características de instantaneidade e simultaneidade que influenciam processos educativos e cognitivos, percepções e vivências. Hoje, há o jornalismo on-line, a televisão, a internet, filmes, vídeos, rádios e tantos outros meios que estão em todo lugar e em qualquer tempo. Esses veículos de comunicação são capazes de atingir praticamente todos os segmentos sociais, tendo em vista os diversos tipos de linguagem que adotam, publicidade e propaganda. Por isso, compreendemos a mídia como espaço de força e poder, capaz de atuar na formação da opinião pública e no desenvolvimento das pessoas. Por ter a capacidade de atingir grandes contingentes de pessoas, a mídia é considerada um patrimônio social fundamental para que o direito à comunicação possa ser exercido.

O direito à comunicação sempre foi o alicerce de todas as liberdades conquistadas pela humanidade através dos tempos. Direito de opinião, de expressão, de imprensa e de informação são direitos específicos e, ao mesmo tempo, interligados, que contribuem tanto para o desenvolvimento das pessoas como para o conjunto das sociedades que almejam a construção de um Estado democrático. Seguindo as idéias de Amartya Sen, “o desenvolvimento econômico e social de uma sociedade somente pode acontecer quando as pessoas possuírem liberdade e condições para exercer sua autodeterminação”. A educação entra como ponto fundamental para que haja a devida crítica para os fatos que são noticiados através dos meios de comunicação.


Nome: Felipe Alcantara
Curso: Engenharia Mecânica
“O poder do Estado, da Mídia e Educação, como exercício de aprendizagem da sociologia e direito.”
A mídia tem um papel importante na sociedade, sendo um meio de propagação de notícia e comunicação em massa. Por conta disso, o seu poder é considerado o quarto poder vigente no Brasil. Ela influência nas opiniões das pessoas, nos desejos, nas tendências e até mesmo na política, ou seja, as informações são passadas com o objetivo de direcionar os indivíduos de acordo com os seus interesses. Um exemplo claro disso foi o caso Nardoni, no qual o “veredito” do casal foi decidido antes do julgamento propriamente dito. Sendo assim, a mídia ainda continua sendo um eficiente meio de comunicação, onde até mesmo os acontecimentos em tempo real podem ser acompanhados por grande parte do mundo.
O poder da educação também é de fundamental valor para o desenvolvimento de um país, com ela se tem a formação de pessoas com conceitos de mudanças. O Brasil poderia ser um forte candidato a essa idéia, já que é um país formado por jovens cheios de curiosidade, plenos de energia, e com espírito de iniciativa. O que falta, na verdade, é uma ação por parte dos governantes e também da minoria, as classes mais favorecidas, que usufruem da educação, já que na verdade eles não estariam ajudando apenas a classe menos favorecida e sim também o desenvolvimento de toda nação brasileira. Pode-se citar como exemplo, o Japão que superou a segunda guerra mundial através da educação.
Segundo a doutrina dominante, “Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém segundo Max Weber, o monopólio legítimo do uso da força – coerção, especialmente a legal”. Ou seja, tem-se o Estado como um ente personificado a representar os interesses e as manifestações de uma sociedade, seu povo. Ele tem o fim de utilizar essa prerrogativa para disciplinar a conduta de sua população para um convívio pacífico. Fica evidenciado tal fato quando são observados os poderes, independentes e harmônicos entre si, Legislativo – criação de leis, Executivo – aplicação das leis e Judiciário – julgar de acordo com as leis.
Sendo assim, conclui-se que tanto o Estado, a educação e a mídia possuem características diferenciadoras com a finalidade de exercer grande influência sobre a nação no sentido do estudo, de seus costumes e interpretação de regras normatizadoras, voltadas a determinar a conduta dos indivíduos.

O poder do estado, da mídia e da educação
Poder é definido como “Ter autoridade, domínio ou influência”, segundo o dicionário da língua portuguesa. O estado possui um poder uno e indivisível que controla o poder público, visando a proteção dos cidadãos, cobrir abusos de agentes administrativos e a busca de um aumento da eficiência do estado. Todavia a sociedade também está submetida ao poder da mídia e da educação. Por sua vez a mídia tem a função de informar, divertir e integrar. Já a educação tem por função formar profissionais, cidadãos e pessoas. Podemos, claramente, estabelecer uma relação entre essas três maneiras de poder pois estão direta e intimamente ligadas.
O estado como regulador da sociedade, exerce forte influência sobre a mídia e também sobre a educação. Um exemplo do uso do poder do estado sobre a mídia aconteceu na época da ditadura militar no Brasil. A mídia era fortemente reprimida pelo estado, tendo seu conteúdo censurado quando em desacordo com as especificações definidas pelos generais. Ações da oposição, ações de repressão, problemas econômicos, sociais e de regime são exemplos de assuntos que eram censurados pelo estado. Pensavam os responsáveis que reprimindo e selecionando o que fosse passado para população poderiam controlar seus modos de agir e suas opiniões. Nessa época o estado usou de todo o seu poder para controlar uma máquina que é a mídia.
Tudo isso foi possível pois era perceptível o poder que a mídia exercia sobre o povo, como formador de opiniões podendo até certo ponto controlar o comportamento do indivíduo. De fato foi justamente após a ditadura militar que a mídia pode ver o poder que detinha em mãos. Os indivíduos passaram de certa forma a viver em relação à mídia. De manhã lemos um jornal, durante o trabalho achamos um tempinho para darmos uma olhadinha na internet e ver o que está acontecendo no mundo, quando chegamos em casa assistimos, alguns aos telejornais outros a novelas, nos finais de semana assistimos a um filme no cinema ou ficamos grudados na televisão assistindo programas de auditório e para finalizar no domingo relembramos tudo aquilo que aconteceu durante a semana (seja em relação a moda, saúde, beleza, fofoca etc) em revistas de alta circulação. No final das contas não conseguimos mais ter ações que não estejam amarradas a eventos da mídia. Chegamos ao ponto de fazermos nossos horários baseados na programação da televisão. A mídia tem um papel alienante, que nos tira a liberdade e por final acabamos agindo da maneira que ela quer que nós façamos. Mas também não podemos deixar de lado o papel educativo que ela pode exercer. A disseminar a informação é uma maneira de fazermos circular assuntos das mais diversas áreas. Alguns canais televisivos, revistas, jornais, sites de internet e rádios são dedicados exclusivamente a divulgar materiais educativos.
A educação tem o mais importante papel na sociedade e conseqüentemente o maior poder. É através dela que levamos a todos ensinamentos que constroem cidadãos, profissionais, pessoas. Tudo que é criado, desenvolvido, pensado, escrito, vem de algum ensinamento recebido. Desde pequeno nós freqüentamos a escola para podermos crescer com uma base educacional sólida. Aprendemos tudo aquilo que nos é relevante para podermos, pelo menos, conviver em sociedade de maneira harmoniosa. Quando entramos na faculdade recebemos conhecimento técnico necessário para nos tornar profissionais competentes naquilo que iremos executar. Em nossas casas recebemos a educação de como sermos seres humanos. Claro que esses tipos de educação descritos acima também podem ser passados por uma ótica de más intenções. Cabe ao estado, com seu poder, fornecer recursos para que a educação chegue a todos de maneira igual e com qualidade.
Portanto fica claro que o poder do estado, da mídia e da educação estão interligados. Devemos respeitar cada uma delas e termos senso crítico suficiente para analisarmos e decidirmos se alguma delas está sendo abusiva, alienante ou sendo usado de má fé. Por final imaginemos se conseguissimos associar esses três poderes de tal forma que só pontos positivos delas fossem levados em considereção.


http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_02.htm